ELA TRANSFORMOU A DOR DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM AJUDA PARA OUTRAS MULHERES

Release Date:

O sonho da maternidade perfeita foi por ralo a baixo quando a Cris entrou no hospital no dia do nascimento do seu filho. A violência obstétrica da equipe médica a traumatizou a ponto dela, já em casa, ficar apática, triste por não ter tido um parto dos sonhos.
Toda essa dor foi se tornando uma bola de neve porque a amamentação da Cris, que ela idealizava também, não foi do jeito que ela queria e todo esse processo de desilusão foi vivido sozinha, sem ninguém para compartilhar. A Cris é casada, o marido sempre esteve muito próximo dela, mas quando ele chegava do trabalho, ela estava tão esgotada que nem conseguia dividir as coisas com ele.
Foi aí que a Cris decidiu procurar outras mães nas redes sociais para poder achar algum conforto. Infelizmente, na época, o que ela achou foram grupos que mostravam apenas a parte boa da maternidade. Aquela ideia romantizada que todos temos, nunca os desafios e perrengues que as mulheres passam. O sentimento de solidão ficou mais forte com isso.
Mas mesmo desamparada, a Cris entendeu que se não havia um grupo, uma comunidade falando sobre isso, acolhendo essas mulheres, era hora de criar. Nasce a partir dessa necessidade de uma mãe desolada a Comunidade Ohana, um grupo no Facebook, inicialmente para mulheres (mas que hoje foi expandido para todos que estão envolvidos na parentalidade) que não encontravam esse ombro amigo e informações concretas sobre suas dúvidas e dores.
Como todo projeto, o grupo nasce pequenininho mas hoje já conta com mais de 18 mil membros, todos dispostos a ajudar e ser ajudados por uma comunidade acolhedora, porque nenhuma pessoa precisa passar por situações como as que a Cris passou sozinha.
Desde 2019 a Cris vem transformando sua experiência nada romantizada com a maternidade com outras pessoas que também precisa de apoio. Por mais Cris no mundo, né?
Histórias do ter.a.pia que comentamos no episódio:
História da Malu: https://youtu.be/_Jcfdze6jNM
Podcasts que comentamos no episódio:
"Ajuda a mãe" do É nóia minha: https://open.spotify.com/episode/2GBtDYHbqRtGKLENXfvp8d?si=ce48b00b712246f6
"Maternidade real pra quem?" do Mil e uma tretas: https://www.google.com/url?q=https://open.spotify.com/episode/2iGO3kxBz62bCEfskxVpHB
O Grupo Ohana no Facebook: https://www.facebook.com/groups/comunidadeohana/
"A história do outro muda a gente", o primeiro livro do ter.a.pia está disponível para compra. Garanta o seu aqui: https://amzn.to/3CGZkc5
O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse historiasdeterapia.com.
Para entrar no grupo do Whatsapp e receber as histórias do canal e do podcast com antecedência, é só contribuir no site apoia.se/historiasdeterapia.
Edição: Felipe Dantas
Roteiro: Luigi Madormo

ELA TRANSFORMOU A DOR DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM AJUDA PARA OUTRAS MULHERES

Title
ELA TRANSFORMOU A DOR DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM AJUDA PARA OUTRAS MULHERES
Copyright
Release Date

flashback