ELA FAZ BUQUÊS DE FLORES PARA IDOSOS EM ASILOS

Release Date:

A Carmen coleta arranjos de flores que foram utilizados em eventos e os reutiliza na confecção de buquês que serão entregues a idosos que residem em casas de repouso. 
Há alguns anos, os pais da Carmen faleceram e após passar um tempo deprimida por conta do luto, ela decidiu que gostaria de ser útil para outros idosos que, por vezes, são invisíveis para a sociedade. 
Antes da morte dos seus pais, a Carmen passou um tempo cuidando deles. Ambos lidavam com doenças degenerativas, como o Alzheimer e Parkinson, e faleceram nos anos de 2002 e 2005. Por conta disso, ela passou a enxergar a velhice com outros olhos.
Tudo começou no final de 2015. Quando a Carmen estava pesquisando o que poderia fazer, ela descobriu o projeto “Flor Gentil”, de São Paulo, que reaproveita flores que seriam descartadas para levarem carinho a idosos em lares assistenciais. 
Nisso, a Carmen juntou-se à filha, à sobrinha e a outras duas amigas para seguirem com a mesma proposta no Rio de Janeiro. O projeto ganhou o nome de “Flor Generosa”.
O objetivo da Flor Generosa é o de recolher arranjos de flores usados em festas e reutilizá-los confeccionando buquês que serão oferecidos para idosos em lares de repouso. A entrega dos buquês acontece uma ou duas vezes por mês, e conta com diversos voluntários. 
Para a ação, a Flor Generosa convoca voluntários que façam diversos papéis, como os de motoristas noturnos para recolherem e entregarem as flores após os eventos, artesãos para selecionarem e confeccionarem os buquês e fotógrafos para registrarem o momento.
A Flor Generosa hoje está de pé somente com a ajuda de voluntários. Ou seja, desde o começo, o projeto não possui recursos próprios. 
O projeto Flor Generosa passou a conseguir pessoas dispostas a se voluntariar pelo site Atados e, desde então, o projeto conta com mais de 180 voluntários.
Ao todo, a Flor Generosa já distribuiu mais de 18.000 buquês e visitou mais de 200 casas de repouso. 
O projeto proporciona duas sensações muito boas: a de sentir que está sendo útil e a de fazer alguém feliz. Além de tudo isso, a Flor Generosa também contribui com a sustentabilidade ao reaproveitar materiais que seriam jogados no lixo.
"A história do outro muda a gente", o primeiro livro do ter.a.pia está disponível para compra. Garanta o seu aqui: ⁠https://amzn.to/3CGZkc5⁠
O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse historiasdeterapia.com.
Para entrar no grupo do Whatsapp e receber as histórias do canal e do podcast com antecedência, é só contribuir no site apoia.se/historiasdeterapia.
Edição: Felipe Dantas
Roteiro: Luigi Madormo

ELA FAZ BUQUÊS DE FLORES PARA IDOSOS EM ASILOS

Title
ELA FAZ BUQUÊS DE FLORES PARA IDOSOS EM ASILOS
Copyright
Release Date

flashback