ELA DESCOBRIU A DISLEXIA AOS 40 ANOS

Release Date:

Desde muito novinha a Roseni se achava diferente. Ela já tinha aprendido a ler, mas em certo momento, o que a professora escrevia no quadro lhe parecia  mais um código. O F se tornou um 7 e outras letras e números começaram a se embaralhar. Ela não entendia o que estava acontecendo, nem seus professores, e isso fez com que ela repetisse quatro vezes a 7ª  série e desistisse de estudar.
Mais velha, ela volta para o Ensino de Jovens e Adultos, mas ainda assim não consegue acompanhar seus colegas. Uma vozinha na cabeça da Roseni ficava a todo momento dizendo que ela era burra, que ela era diferente e isso a levou a uma depressão profunda, que só foi resolvida anos mais tarde, quando ela já era mãe e em uma reunião de pais da escola do seu filho, a professora disse que adorava sua profissão de escritora. 
Num primeiro momento a Roseni não entendeu o que estava acontecendo. Ela era dona de casa, não escritora. Mas aí a professora explicou para ela que seu filho levava para a escola as histórias que ela escrevia e contava para ele. Era um hobby da Roseni escrever em um diário seus sentimentos e também alguns contos que ela resgatava da infância, mas jamais ela imaginaria onde isso ia chegar. 
Graças à professora do seu filho, ela entendeu que poderia, sim, ser escritora e foi assim que ela começou a escrever livros (hoje são 12 editados). 
Mas e aquela dificuldade que ela tinha na escola? A Roseni também só descobriu o que acontecia com ela por conta dos seus livros. Um jornal da sua região a convidou para uma reportagem e a levaram até a escola onde ela estudou anos atrás. Os fotógrafos queriam uma foto dela escrevendo na lousa o nome de um dos seus livro, mas na hora a Roseni travou e não conseguiu escrever. 
A diretora atual da escola percebeu e foi ajudá-la, inventou uma cena ali na hora que deixou a Roseni mais confortável para as fotos. Depois disso, a diretora conversou com a Roseni, comentou que havia visto seu boletim e acompanhado sua trajetória profissional e sugeriu dela investigar sobre dislexia. E foi isso que a Roseni fez.
Depois de estudar sobre o assunto e com o diagnóstico em mãos, ela tirou um peso das costas. "Ali quando você dá nome, tudo muda. Aquelas coisas de você achar que não é capaz, tudo isso aliviou, saiu. Era como se eu tivesse carregando essa mochila e, ainda assim, eu me tornei escritora". 
A Roseni hoje consegue perdoar toda aquela culpa que sentia no passado e leva sua história como aprendizado por onde passa, principalmente me escolas públicas. Ela sempre reforça que há beleza no diferente, o que falta é as pessoas entenderem e abraçarem a diferença. Até porque ninguém é igual a ninguém.
"A história do outro muda a gente", o primeiro livro do ter.a.pia está disponível para compra. Garanta o seu aqui: https://amzn.to/3CGZkc5
O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse historiasdeterapia.com.
Para entrar no grupo do Whatsapp e receber as histórias do canal e do podcast com antecedência, é só contribuir no site apoia.se/historiasdeterapia.
Edição: Felipe Dantas
Roteiro: Luigi Madormo

ELA DESCOBRIU A DISLEXIA AOS 40 ANOS

Title
ELA DESCOBRIU A DISLEXIA AOS 40 ANOS
Copyright
Release Date

flashback