COMO EU LIDEI COM O PARKINSON DE MINHA MÃE

Release Date:

"Um buraco se abriu no meu chão e fiquei em queda livre durante um bom tempo" essa foi a frase que o Fernando nos enviou para falar sobre quando descobriu o diagnóstico de Parkinson de sua mãe. Os dois sempre foram muito próximos e quando o Fernando percebeu que a dona Maria Aparecida estava com os movimentos mais lentos, muito curvada e com dificuldade para caminhar, uma angústia muito grande bateu. Um tempo depois dos primeiros sinais, veio o diagnóstico, no final de 2021. 
Ver a mãe ficando debilitada em decorrência da doença foi algo bastante aterrorizante para o Fernando, que ainda assim teve que ter forças pra mostrar a ela que ele estava ali, independente de qualquer situação. Até porque o diagnóstico não veio para dar uma sentença, ele veio para transformar. Houve o momento de luto, é claro, mas ele e a família conseguiram ver no luto a transformação. Assim, todos decidiram caminhar junto com Maria Aparecida e fazer o tratamento para ela ficar bem. 
Para acompanhar o progresso da doença, o Fernando teve a ideia de pedir para que sua mãe fizesse desenhos sobre como ela vê o Parkinson, sua trajetória, sua história. Dessa forma, ele consegue acompanhar a progressão de possíveis tremores através dos traços. O que ele não imaginava era que esses desenhos estão cada vez mais cheios de sentimentos e já são conhecidos lá onde eles moram, ganhando até uma exposição na cidade, e levando informação sobre a doença para as pessoas que moram lá.
O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse historiasdeterapia.com.
Para entrar no grupo do Whatsapp e receber as histórias do canal e do podcast com antecedência, é só contribuir no site apoia.se/historiasdeterapia.
Edição: Felipe Dantas
Roteiro: Jessica Correa

COMO EU LIDEI COM O PARKINSON DE MINHA MÃE

Title
COMO EU LIDEI COM O PARKINSON DE MINHA MÃE
Copyright
Release Date

flashback