COGITEI A PROSTITUIÇÃO PARA PODER ESTUDAR

Release Date:

Ruben é um jovem de Luanda, capital da Angola, e teve um de seus direitos mais básicos negado: o de estudar. Filho de pais alcóolatras, ele lidou com outros diversos obstáculos ao longo da sua vida. Mesmo com a falta de oportunidades, ele conseguiu concluir o ensino primário e hoje é formado em Psicologia Clínica.
Ele cresceu em uma família de origem humilde e possui mais 6 irmãos. O a dependência química por parte dos pais acabou traçando um destino sem nenhuma estrutura ao Ruben e aos irmãos dele.
Nem Ruben, nem os irmãos frequentaram a escolam, mas ele sonhava em estudar. Depois de ter visto que alguns jovens da idade dele estudavam, ele pediu para que esses colegas o ensinassem a ler e assim ele foi alfabetizado. 
Assim como o Brasil, o sistema de ensino em Angola mescla instituições públicas e privadas. Por conta da colonização e da independência tardia, Angola passou por muita instabilidade em seu desenvolvimento e o país lida com uma enorme desigualdade social.
O Ruben teve que desembolsar uma taxa para se matricular na escola e para pagar o que precisava, ele chegou a vender o único par de sandálias que ele tinha.
Por conta da falta de estrutura financeira, ele estudou por 2 meses e logo em seguida, foi expulso por não poder financiar a sua jornada estudantil. 
A caridade das pessoas foi o que ajudou o Ruben a retornar aos estudos. Porém, nem todos estavam interessados em ajudá-lo sem querer nada em troca: quando ele tinha 17 anos, um homem ofereceu dinheiro para que ele estudasse em troca de favores sexuais.
Ele recusou, mas por conta de todas as dificuldades encontradas, o Ruben chegou a cogitar a prostituição para que pudesse continuar estudando.
De acordo com a UNICEF, Angola possui uma parte de suas crianças fora do sistema escolar e sem concluir o ensino primário. Também vale ressaltar que a desigualdade de gênero é grande no país. Veja mais aqui.  
Atualmente, o Ruben se formou em Psicologia Clínica. Ele espera que a história dele seja um exemplo a ser seguido e que outras pessoas acreditem que podem estudar e buscar melhores condições de vida.
"A história do outro muda a gente", o primeiro livro do ter.a.pia está disponível para compra. Garanta o seu aqui: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://amzn.to/3CGZkc5⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠
O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse historiasdeterapia.com.
Para entrar no grupo do Whatsapp e receber as histórias do canal e do podcast com antecedência, é só contribuir no site apoia.se/historiasdeterapia.
Edição: Felipe Dantas
Roteiro: Luigi Madormo

COGITEI A PROSTITUIÇÃO PARA PODER ESTUDAR

Title
COGITEI A PROSTITUIÇÃO PARA PODER ESTUDAR
Copyright
Release Date

flashback