Fui proibida de estudar por ser mulher

Release Date:

A Rosana cresceu com um pai que a proibia de estudar porque ela era mulher. Apesar disso, ela superou todas as barreiras impostas pelo pai ao decidir contrariá-lo e ir em busca dos seus sonhos.
Rosana nasceu na zona rural de Itu, cidade do interior de São Paulo, e desde cedo, viu o que era crescer sem estabilidade. Isso porque ela e a família chegaram a morar em terrenos que não tinham estrutura alguma para moradia. 
O pai não acreditava que a educação era uma prioridade para os filhos. Ele, por sua vez, achava que as filhas mulheres não queriam estudar, e sim, namorar no ambiente escolar. Por isso, ele nunca permitiu que a Rosana e a irmã estudassem.
Ao contrário do que o pai impunha para ela, a Rosana sempre quis estudar. E apesar das barreiras colocadas por ele, ela conseguiu estudar graças ao apoio da mãe. 
Com a ajuda da mãe, ela aprendeu a ler aos 5 anos de idade e seguiu estudando da forma que pôde. Isso ocorreu até os seus 15 anos, quando ela mesma enfrentou o próprio pai para se matricular na escola.
Aos 16, ela se mudou para a cidade em busca de melhores oportunidades de vida. Neste local, ela trabalhou como faxineira e operadora de caixa para poder começar uma graduação. 
Logo que conseguiu uma estabilidade para fazer a matrícula, ela iniciou a graduação em jornalismo. Apesar da conquista, ela lidou com diversas dificuldades durante esse período, chegando até a passar fome para pagar o curso.
Embora tenha vivido na pele todos esses obstáculos, a Rosana consegue finalmente olhar pra trás e se sentir aliviada por ter persistido em seus estudos. Há 20 anos, ela terminou a faculdade e se tornou jornalista.
Ela ainda trabalha no ramo e há 5 anos, decidiu abrir o seu próprio portal de notícias, o @jornaldeitu. Hoje, o Jornal de Itu é um dos grandes veículos da cidade.
Conheça o serviço de audiolivros da Audible. Através do site ⁠audible.com.br⁠ você tem 30 dias grátis pra testar o serviço ou 3 meses se já for membro Amazon Prime.
Assinando você tem acesso a mais de 100.000 audiolivros, pensa quanta história tem pra você conhecer. #publicidade
⁠Terapia com ex⁠⁠⁠, o novo podcast do ter.a.pia! Com histórias emocionantes, reflexões profundas e muitas risadas, o Terapia com Ex vai te levar por uma jornada única no mundo dos relacionamentos.
"A história do outro muda a gente", o primeiro livro do ter.a.pia está disponível para compra. Garanta o seu aqui: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://amzn.to/3CGZkc5⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠
O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse ⁠⁠⁠⁠historiasdeterapia.com⁠⁠⁠⁠.
Edição: Manu Quinalha
Roteiro: Tais Cruz
Voz da vinheta: Raquel Lopes, apoiadora na Orelo.

Fui proibida de estudar por ser mulher

Title
AS PESSOAS ME CULPAM PELA MORTE DA MINHA FILHA
Copyright
Release Date

flashback