61: O que raios é a direita?

Release Date:

Guten Morgen, Brasilien! O debate político se acalora meses antes das eleições e, na crise de identidade em que o mundo foi lançado com fenômenos como Trump e a onda "populista" na Europa, aliado a palavras como "globalismo" e "establishment" que agora dominam o debate, todos ficaram confusos e começam às vezes a inverter o que são, pensam e querem a esquerda e a direita.

Mas há uma questão fundamental que é ignorada, apesar de ser a base da conversa: qualquer pessoa que hoje esteja minimamente alfabetizada no debate político, digamos, em nível universitário, sabe perfeitamente bem o que é, pensa e quer a esquerda. Conhece seus autores, suas dissidências, o básico de sua história, suas realizações e idealizações.

Porém, o oposto ocorre com a direita. Perguntar a um universitário, mesmo e sobretudo se fizer um curso envolvendo política (do Direito e da Ciência Política à Sociologia e Relações Internacionais), quais são os maiores nomes de pensadores da direita no século XX, e dificilmente ele acertará um nome. Pior: acreditará piamente que a direita é algo muitas vezes inverso do que a direita realmente é, por só conhecê-la não por fonte direta, mas através do cabresto ideológico da esquerda.

Sem querer esgotar um assunto tão complexo, capiloso, metamorfo e espinhoso, buscamos aqui dar uma definição de direita que, se não é cabal e definitiva (o que seria reducionista, algo que não poderia ser mais inimigo do pensamento conservador), ao menos irá aclarar algumas discussões atuais envolvendo um tema que é dito o tempo todo, mas nunca estudado.

Afinal, que grande debatedor na intelligentsia atual, ainda mais brasileira, leu, estudou, passou anos a fundo com os grandes clássicos da direita? Eric Voegelin, Erik von Kuehnelt-Leddihn, Bernard Lonergan, Russell Kirk, Leo Strauss, G. K. Chesterton, Alfred North Whitehead, George Santayana, Michael Oakeshott, Alain Peyrefitte, Nikolai Berdyaev, Hans Urs von Balthasar... quem ao menos ouviu falar destes grandes gênios do século XX estudando em faculdades no Brasil?

É fácil entender por que as pessoas são tão devotamente de esquerda e acreditam tanto em sua superioridade, se gastam anos de vida estudando autores francamente menores, e no máximo lêem 2 páginas do Google por 3 minutos para autores dos quais só ouvem falar, ehrr, por aqui.

E também por que todos estão confusos com casos que fogem a definições simples como a Rússia, Israel, as agências internacionais, além de questões exteriores, como o comércio internacional ou o tamanho do Estado. E como ficam liberais e libertários nesta questão?

Agora é hora de aprender ao menos um pouco sobre o que é a direita, ficar mais inteligente e perder amigos!

E mais: Estado laico, monarquia, a questão do anti-semitismo e dos totalitarismos modernos, Antigo Testamento, gnosticismo, Império Romano e modernismo no seu podcast preferido.

A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto no estúdio Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger na Agência Pier. Guten Morgen, Brasilien!

Olavo de Carvalho - A Nova Era e a Revolução Cultural: https://amzn.to/2rpYOtu
Nelson Lehmann da Silva - A Religião Civil do Estado Moderno: https://amzn.to/2rrxw66
Benjamin Wiker - Dez Livros que Todo Conservador Deve Ler: https://amzn.to/2I17hKB
Massimo Cacciari - Ocidente Sem Utopias: https://amzn.to/2Ipbmfq
Eric Voegelin - Ordem e História: https://amzn.to/2K0yIVy
Eric Voegelin - Hitler e os Alemães: https://amzn.to/2FRLseM
Eric Voegelin - Reflexões Autobiográficas: https://amzn.to/2K3GSN7
Olavo de Carvalho - O Jardim das Aflições: https://amzn.to/2jDa9CU
Russell Kirk - A Política da Prudência: https://amzn.to/2FRMebG
Roger Scruton - Como ser um Conservador: https://amzn.to/2I0aWIU
Massimo Cacciari - O Poder Que Freia: https://amzn.to/2rrRv4G
Thomas Sowell - Os Intelectuais e a Sociedade: https://amzn.to/2wl5leH

61: O que raios é a direita?

Title
61: O que raios é a direita?
Copyright
Release Date

flashback