86: O perigo da Lava Toga (e Terra plana...) com Evandro Pontes

Lançado:

Guten Morgen, Brasilien! Enquanto o mundo pega fogo (não raro, literalmente), burocratas e deputados no Brasil se alegram com a possibilidade de instalar a tal CPI da Lava Toga com amplo apoio popular. Hummm... Não há algo de suspeito quando deputados querem muito algo?

Aliás, por que é que deputados iriam gostar de algo como uma CPI supostamente feita para combater abusos jurídicos – sobretudo do STF? 

Há de se levantar os sobrolhos em sinal de suspicácia em relação a qualquer coisa que faça muitos deputados concordarem com facilidade, sem precisar de uma população segurando tochas ao redor do edifício. Se essa tal CPI da Lava Toga é realmente tão boa, por que raios os deputados concordariam com ela?!

Não apenas isto: isentões que nada entendem de Direito a tratam como uma panacéia, crendo que qualquer crítica à CPI é um conluio para salvar Flávio Bolsonaro (dane-se ele), e que a Lava Toga vai resolver todos os problemas que faltam ao Brasil. 

Para esclarecer esse problema (que é absurdamente mais complexo do que parece), chamamos mais uma vez Evandro Pontes (que já está quase morando aqui no Guten Morgen) para explicar questões subjacentes: o que, de fato, é o Poder Legislativo? (não, "fazer leis" não é o que deputados mais fazem) Como é o processo de "criar salsichas", e como as leis são definidas? Como é a rotina de um deputado?

O que é uma CPI? O que uma "CPI da Lava Toga" poderia ter de efeitos? (sim, são todos ou inócuos, ou nocivos) O que acontece com o Parlamento enquanto deputados estão em CPI? Todos participam? O processo de fazeção de leis é interrompido? 

Para aprovar uma lei, basta uma folha de sulfite A4 com o texto da lei e todos concordarem?

Oh, meu amigo... se você faz faculdade de Direito, e sobretudo, se você quer de fato entender alguma notícia envolvendo o Legislativo nesse país, este episódio com nosso Tio Careca, Evandro Pontes com suas previsões e análises, você precisa ouvir este episódio, que certamente vai mudar toda a sua visão sobre as notícias que anda lendo todo dia, o dia todo!

A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto no estúdio Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger da Agência Pier. Guten Morgen, Brasilien!

O Senso Incomum agora tem uma livraria! Confira livros com até 55% de desconto exclusivo para nossos ouvintes aqui: https://livraria.sensoincomum.org

86: O perigo da Lava Toga (e Terra plana...) com Evandro Pontes

Título
86: O perigo da Lava Toga (e Terra plana...) com Evandro Pontes
Copyright
Lançado

flashback