Controlar gastos pode fazer você gastar mais

Release Date:

💥A materialidade do gasto talvez seja uma das variáveis que mais tenha mudado ao longo do tempo. Hoje já gastamos mais virtualmente do que utilizando dinheiro em espécie. Com o gasto sendo cada vez menos saliente e mais fácil de se efetivar, gurus de finanças pessoais têm insistido que para gastar menos uma das melhores estratégias é controlar os gastos.
Mas será mesmo que controlar gastos nos faz gastar menos?
Em Economia Comportamental, sabemos que um grande componente da nossa propensão a gastar e emocional. Ou seja, boa parte da nossa decisão de gastar vem de impulsos subjetivos que são influenciados por uma série de fatores aos quais nem sempre temos o poder de controlar.
Gastar é mais sobre emoção e menos sobre orçamentos e controle de gastos. Nesse ponto, estar com os saldos sempre online e disponíveis para consulta ou saber sempre ao certo quanto dinheiro está sobrando em seu orçamento, pode ser perigoso ao seu controle de gastos.
Outro ponto de atenção é autocontrole. Também neste caso, o orçamento pode ser um complicador. Ele aumenta a saliência dos saldos disponíveis para gastos e pode funcionar como um estimulante aos gastos.
Neste episódio do Geekonomics PodCast, vamos discutir a ideia contraintuitiva de que controlar os gastos pode levar a resultados indesejados como gastar mais e que controle de gastos não é solução única se você pretende gastar menos.
Para essa conversa teremos como convidado Guilherme Lima sócio da Ponto Futuro Consultoria, nosso Host Anderson Mattozinhos e os Casters Quintiliano Campomori e Antonio Matheus Sá.

Controlar gastos pode fazer você gastar mais

Title
Controlar gastos pode fazer você gastar mais
Copyright
Release Date

flashback