2 JUNHO - Deuteronômio 6, Salmo 89, Isaías 34, Apocalipse 4

Release Date:

ENCONTRAMOS OUTROS TRECHOS que lidam com a importância de transmitir a herança da verdade bíblica para a próxima geração. Esse tema está no cerne de Deuteronômio 6. Alguns pontos destacados incluem:

(1) Os antigos israelitas deveriam ensinar a próxima geração a temer ao Deus da aliança. Moisés ensina o povo "para que você, seus filhos e seus descendentes temam ao SENHOR, o seu Deus, enquanto viverem" (6:2). Quando no futuro um filho perguntar ao pai o significado das leis, o pai deve explicar o contexto, o Êxodo e a aliança: "O SENHOR nos ordenou que obedecêssemos a todos estes decretos e que temêssemos ao SENHOR, o nosso Deus, para que sempre nos vá bem e nos guarde a vida, como até hoje" (6:24). Podemos nos perguntar que medidas estamos tomando para ensinar nossos filhos a temer ao Senhor nosso Deus, não com o terror submisso que teme uma malícia arbitrária, mas com a profunda convicção de que esse Deus é perfeitamente justo e não brinca com o pecado.

(2) Moisés destaca a constância com que a próxima geração deve ser ensinada. Os mandamentos transmitidos por Moisés devem permanecer nos "corações" do povo (6:6; nós provavelmente diríamos mentes). A partir dessa abundância, surgem as seguintes palavras: "Ensine-as a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar" (6:7). Até o que eles vestiam e como decoravam suas casas deveria servir como lembretes da lei de Deus (6:8-9). Podemos nos perguntar com que constância ensinamos nossos filhos o conteúdo das Escrituras. Em Israel antigo, as crianças geralmente aprendiam suas habilidades profissionais com seus pais, passando incontáveis horas com eles, o que proporcionava muitas oportunidades para transmitir as bênçãos da aliança. Nossa cultura mais fragmentada significa que devemos criar oportunidades.

(3) Acima de tudo, a geração mais velha deveria demonstrar total lealdade a Deus (6:13-19). Essa modelagem consistente deveria incluir uma rejeição completa à idolatria, obediência às demandas da aliança, reverência ao nome do Senhor Deus, fazer "o que é certo e bom aos olhos do SENHOR" (6:18). Quão fielmente, por meio de nossa própria vida, temos recomendado uma devoção séria a Deus aos nossos filhos?

(4) Deve haver uma percepção sensível das oportunidades para responder às perguntas que nossos filhos levantam (6:20-25). Nunca blefe. Se você não souber a resposta, descubra ou encontre alguém que saiba. Devemos nos perguntar se estamos aproveitando ao máximo as perguntas que nossos filhos fazem.

D. A. Carson, Por amor a Deus - SBTB
voz: Pr. Paulo Castelan.
Adquira a Bíblia em PEN-DRIVE: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-886613559-a-biblia-sagrada-no-pendrive-formato-mp3-biblia-livro-_JM


2 JUNHO - Deuteronômio 6, Salmo 89, Isaías 34, Apocalipse 4

Title
20 FEVEREIRO - ÊXODO 3, LUCAS 6, JÓ 20, 1° CORÍNTIOS 7
Copyright
Release Date

flashback