Ecoansiedade: como as tragédias climáticas atingem a nossa saúde mental

Release Date:

A tragédia que devastou uma grande parte do Rio Grande do Sul tem trazido questionamentos para muitas pessoas: qual será o futuro do nosso planeta? Isso pode acontecer na minha cidade? Para quem vive no estado gaúcho: e se acontecer de novo? O que eu faço?
Se questionar faz parte da nossa vida e é saudável. O que não é bom para a saúde mental é quando isso te paralisa, trava a sua vida.
E, olha, eu estou falando de algo que vem aparecendo cada vez mais nos consultórios de psiquiatras, psicanalistas e psicólogos. Tanto que o tema chamou a atenção da Associação Americana de Psicologia e ganhou nome em 2017: ecoansiedade ou ansiedade climática. Em 2021, o termo entrou até para o dicionário de Oxford. Pode procurar.
Essa preocupação atinge principalmente as gerações mais jovens e pode provocar grandes mudanças de comportamento na sociedade.
A gente vai falar sobre esse tema no podcast de hoje e entender melhor como proteger a nossa saúde mental diante dessas novas evidências e das mudanças climáticas.
Quem conversa com a gente é a psicanalista Maria Luiza Gastal, da Sociedade de Psicanálise de Brasília e membro do Comitê de Clima da Associação Internacional Psicanalítica.

Ecoansiedade: como as tragédias climáticas atingem a nossa saúde mental

Title
Ecoansiedade: como as tragédias climáticas atingem a nossa saúde mental
Copyright
Release Date

flashback