Papo de Política

G1

A chegada de Dino ao STF: Central GloboNews traz os bastidores da chegada de Flávio Dino ao STF

Com uma trajetória que passa pelos Três Poderes, o novo ministro do Supremo Flavio Dino terá entre os seus desafios julgar processos envolvendo parlamentares, governistas e a gestão do ex-presidente Bolsonaro na pandemia. A Central também analisa o dia de depoimentos à PF na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado. Participam do episódio Natuza Nery, Mônica Waldvogel, Míriam Leitão, Gerson Camarotti e Valdo Cruz.


Bem Estar

G1

A Crise Sanitária do Povo Yanomami

Desde 2019 a situação das mais de 30 mil pessoas que vivem no território indígena Yanomami, a maior reserva indígena do país, que fica nos estados do Amazonas e Roraima é dramática e foi considerada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Equipes do Ministério da Saúde foram para a região em janeiro de 2023 e se depararam com crianças e idosos em estado grave, com desnutrição acentuada, lesões neurológicas e problemas de fertilidade. Há também muitos casos de malária e Infecção Respiratória Aguda. Segundo o Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena, apenas entre 2019 a 2022, foram registradas 538 mortes em menores de 5 anos no território do DSEI Yanomami, sendo que 495 delas poderiam ter sido evitadas.

Essa situação é consequência da presença do garimpo nas comunidades indígenas, afetando o meio ambiente, gerando insegurança alimentar e trazendo uma série de doenças, a maioria delas ligadas à contaminação p


O tema é - Como Será?

G1

O Tema É #14: O que fazer com o 13º salário

O Tema É #14: O que fazer com o 13º salário


HUB GloboNews

G1

Hub GloboNews #30: um pé no chão, outro na nuvem

Neste episódio, Marcelo Lins, Alexandre Roldão e Danuza Mattiazzi conversam com uma especialista em marketing digital sobre novos hábitos de consumo.


#Engajadxs - Como Será?

G1

Podcast 'Como Será' Engajadxs #7: perspectivas da comunidade Trans

No 7º episódio do podcast 'Engajadxs', conversamos com a professora de Literatura Duda Salabert sobre as questões que afetam a comunidade transexual no Brasil.


Desenrola, Rio

G1

#219 Desenrola, Rio - Concurso Público Nacional Unificado

O Concurso Público Nacional Unificado está chegando, com mais de dois milhões e cem mil inscritos. São 6.640 vagas em 21 órgãos federais. Para desenrolar o assunto, o jornalista Edimilson Ávila conversa com Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CPNU.


GloboNews Internacional

G1

GloboNews Internacional #30: a (não) rotina de uma pandemia

Neste episódio, Marcelo Lins conversa com correspondentes e comentaristas da GloboNews sobre os impactos do coronavírus nas rotinas deles e das pessoas pelo mundo.


Isso é Fantástico

G1

Isso é Fantástico — um bate-papo com Davi, o vencedor do BBB 24; ouça trechos inéditos

Neste episódio, a repórter Tábata Poline conversou com Davi sobre a grande virada na vida do baiano que veio de Cajazeiras, periferia de Salvador. O novo milionário fala sobre os planos e as recentes polêmicas com Mani Rego.


O Assunto

G1

PCC: a máfia entranhada em São Paulo

No intervalo de uma semana, duas operações lideradas pelo Ministério Público revelaram diferentes frentes de atuação do crime organizado no Estado de São Paulo. Na operação Fim da Linha, foram alvo duas empresas de ônibus que operam para a Prefeitura da capital paulista, com o intuito de lavar dinheiro do tráfico e de outros crimes - só no ano passado, as duas faturaram, juntas, mais de R$ 800 milhões. Nesta terça-feira, a operação Munditia relacionou pelo menos 3 vereadores de cidades da Região Metropolitana e Baixada Santista a licitações fraudadas – que somam mais de R$ 200 milhões nos últimos anos. Em comum: a relação promíscua entre agentes do Estado com a maior facção criminosa do Brasil. Neste episódio, Bruno Tavares, repórter da TV Globo, descreve as descobertas do MP paulista nas duas frentes de atuação e quais os próximos passos. Natuza Nery entrevista também Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da US


Resumão

Resumão

Números da pandemia, CPI da Covid e George Floyd

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu que o Brasil está perto da 3ª onda de contaminação na pandemia. Na quarta semana de trabalhos, a CPI da Covid ouviu os depoimentos de Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde, e Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan. E o assassinato de George Floyd completou um ano.


GloboNews - Em Movimento

G1

Em Movimento #20: inovação social para melhorar a qualidade de vida

Neste podcast, as repórteres Renata Ribeiro e Narayanna Borges conversam com Mila Chiovatto, porta-voz da Pinacoteca, e o fotógrafo André François.


G1 - Funciona assim

G1

Eleições nos EUA: O que é e qual a importância da Superterça

A Superterça é o dia mais importante da pré-eleição nos Estados Unidos. É quando vários estados americanos têm prévias ao mesmo tempo e emergem os pré-candidatos mais fortes dos partidos Democrata e Republicano. Saiba como ela surgiu e por que é realizada em uma terça-feira.


G1 - Livro Falado

G1

#10: 'O mágico do barro preto', de Tiago de Melo Andrade

Escritor que já levou prêmio de revelação no Jabuti conta história de um menino com poderes especiais que luta para manter a paz em sua comunidade e também no mundo.


G1 - Semana Pop

G1

Semana Pop #110: Quais famosos estão ao lado de Trump e de Biden na eleição dos EUA

Famosos estão engajados em disputa que tem batido recordes de votações antecipadas. Semana Pop conta quais são os lados de Taylor Swift, Jon Voight, Dwayne Johnson, Kid Rock e mais; ouça


G1 ouviu - seu guia de novidades musicais

G1

#279 - Nadson o Ferinha: competição dentro do arrocha e destaque no 'BBB 24'

Nadson o Ferinha furou a bolha musical ao transformar um funk - "Na ponta do pé", do MC Livinho - num arrocha. No ano passado, das seis faixas indicadas ao prêmio Multishow na categoria brega e arrocha, ele concorria com três. Venceu com a música "Sinal", uma parceria com João Gomes. Ele também figurou o top 3 entre os artistas mais ouvidos no Spotify em três estados brasileiros. Em entrevista ao g1 Ouviu, ele contou um pouco da sua história, do clima de competição dentro do arrocha e de como o "BBB 24" está fazendo mais gente ouvir sua música.


G1 - Educação Financeira

G1

Vale a pena comprar um imóvel agora ou melhor esperar os juros caírem mais?

O mercado imobiliário viveu um ano de recordes em 2023. No ano passado, foram mais de 163 mil imóveis vendidos, uma alta de 32,6% em relação a 2022.


A alta foi ainda mas acentuada, de 42,2%, entre os imóveis participantes do programa Minha Casa, Minha Vida, com 117 mil unidades vendidas.


O mercado explica que parte desse avanço está diretamente relacionada ao ciclo de quedas na Selic, taxa básica de juros da economia brasileira.


Pensando nisso, este episódio do podcast Educação Financeira traz um panorama do que foi o último ano para o mercado imobiliário e o que a população pode esperar para 2024, além de dicas para quem planeja comprar uma casa.