ERICA PAES - PURA CONNECTION #0051

Release Date:

Erica Paes é uma lutadora paraense, que vive no Rio de Janeiro desde 2001. Iniciou sua carreira como lutadora aos 12 anos, logo se destacando nacionalmente no Jiu-Jitsu, até então um esporte de frequência predominantemente masculina. Desde antes da sua formação-base em Educação Física, foi vencedora do título de Campeã Mundial do Jiu- Jitsu, na categoria Faixa Preta, no quinto grau, além de precursora do MMA mundial, destacando-se como a primeira atleta a derrotar a adversária Cris Cyborg, a então campeã do UFC.  Hoje é respeitada como uma das precursoras da arte e por ter sido a primeira mulher que integrou a “Brazilian Top Team”, equipe pioneira que agrupou grandes estrelas da época e que perduram até hoje, como Minotauro, Minotouro, Arona, Paulo Filho, Zé Mário Sperry, Murilo Bustamante e outros.
Após ter sido vítima de violência doméstica e sofrido duas tentativas de estupros, a ativista e líder do empoderamento feminino nunca deixou de se preocupar com o alto índice de agressão acometida às mulheres na sociedade, sempre engajada na incessante luta pelos direitos e segurança das mesmas.   Por isso se tonou pioneira na especialização de técnicas para a defesa pessoal, voltada exclusivamente para as mulheres, fundando o projeto social “Eu sei me defender”, com parceria da Fundação Pro Paz.
Em 2017, sua vida serviu de inspiração para a autora Gloria Perez, na novela “A força do querer”, exibida no horário nobre da Rede Globo, com a personagem Jeysa, interpretada por Paolla Oliveira que também era treinada por Erica, assim como o ator Raul Gazolla, que fazia o papel do seu treinador. Erica realizou participações como atriz.
Erica Paes hoje é especialista em “Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher", que, depois de ter sido premiada pela ODS- 5 - Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis, da ONU - Organização das Nações Unidas, devido a fundação e o desenvolvimento do seu programa “Eu Sei Me Defender”, foi condecorada como “A Mulher do Ano – 2017”, pela jornalista e líder feminista Adele Villas Boas, também homenageada com o troféu “Mulher Empoderada”, através do MP - Ministério Público do PA.   Por fim convidada pela Ministra das Mulheres, a Dra. Fátima Pelaes, a integrar a equipe do Governo Federal, em 2018, no cargo de Assessora Especial da SPM - Secretaria de Políticas para Mulheres, onde atuou na pasta de ações temáticas, enfrentamento à violência e ações políticas gerais em favor das mulheres na Presidência da República.  Outro trabalho que realizou com sucesso em Brasília, foi a implementação do 180 - Disque-denúncia da Mulher, cujos atendimentos e denúncias crescem vertiginosamente, tornando-se uma ferramenta eficaz contra a agressão feminina.  Mas em 2019, a convite do então Governador, recém eleito na época, Wilson Witzel, Érica apresentou uma plano de trabalho para diminuir o número de mulheres vítimas de violência no Estado do Rio de Janeiro, que após a apresentação do planejamento de trabalho ela recebeu o convite para integrar a equipe de governo e iniciar o trabalho, cujo principal objetivo consiste em desenvolver suas especialidades junto à equipe desse Governo, agindo diretamente na prevenção e enfrentamento à violência contra todas as formas de agressões cometidas contra as mulheres do Estado do Rio de Janeiro, criou assim o Programa EMPODERADAS utilizando a metodologia EU SEI ME DEFENDER.  Dentro ou fora dos tatames, Erica Paes nunca perde a determinação, a perseverança e a garra que a guiam para realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos.
É um prazer receber a Erica em nosso Templo!
Vamos para mais um imperdível episódio do Pura Connection.



---

Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/puratempleofarts/support

ERICA PAES - PURA CONNECTION #0051

Title
ERICA PAES - PURA CONNECTION #0051
Copyright
Release Date

flashback