Episódio 14 - A Era dos Festivais (Lado B)

Release Date:

"Prepare o seu coração pras coisas..." que vou continuar a contar. Um episódio não é suficiente para dar conta de um período tão significativo para a música brasileira.
O segundo episódio dedicado à Era dos Festivais começa com a I Bienal do Samba, realizada em maio de 1968 pela TV Record, por meio do qual os grandes sambistas eram chamados para oferecer um samba para concorrer a prêmios. Desse período, falamos de "Lapinha" (Baden Powell/ Paulo César Pinheiro), vencedora da I Bienal do Samba (1968) e de Geovana, destaque da II Bienal do Samba, que só iria acontecer em 1971.
Outras linguagens musicais aparecem nos anos 70, com o Festival Abertura, de 1975, até a edição do I Festival Universitário da MPB, organizado pela TV Cultura em 1979, quando a vanguarda paulista aparece com tudo com a vitória de "Diversões eletrônicas" (Arrigo Barnabé/ Regina Porto).
E a década de 80 também se faz presente na história dos festivais como esse híbrido de mostra competitiva de canções e programa de TV. Destaque para o MPB 80, as duas versões do MPB Shell (1981 e 1982) e o Festival dos Festivais, em 1985, com eliminatórias em várias cidades diferentes e a coroação final de "Escrito nas estrelas" (Arthur Black/ Carlos Rennó), na interpretação inesquecível de Tetê Espíndola.

Bororó também é cultura.

---

Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/bororo/message

Episódio 14 - A Era dos Festivais (Lado B)

Title
BORORÓ: a música no Brasil do século XX
Copyright
Release Date

flashback