MEV na patologia | Como utilizar a Medicina do Estilo de Vida no relacionamento com os pacientes.

Lançado:

Neste episódio, a Dra. Olívia Grimaldi, patologista e aluna da primeira turma do MEVclinic, compartilha sua experiência sobre como ela utiliza a medicina do estilo de vida em sua especialidade.
A conversa começa com a apresentação da Dra. Olívia e sua trajetória na patologia. Ela menciona que desde criança sempre quis ser médica e, ao longo de sua formação, percebeu que a medicina convencional não atendia suas expectativas de contato mais próximo com os pacientes. Ela relata ter considerado outras especialidades, como cirurgia e psiquiatria, mas acabou escolhendo a patologia devido à influência positiva de seu pai, que é um patologista apaixonado pela profissão.
A Dra. Olívia enfatiza a beleza de estudar o corpo humano e as doenças por meio da patologia. Durante seu treinamento, ela teve a oportunidade de realizar autópsias, estudar as funções do organismo, e se encantou com a análise de células sob o microscópio. No entanto, foi durante o R1 (primeiro ano de residência) que ela descobriu sua verdadeira paixão: realizar punções com agulha fina.
Essa técnica permitiu que ela tivesse contato direto com os pacientes, algo que ela sempre valorizou. Ela menciona sua preocupação em tranquilizar os pacientes antes das punções e até mesmo fez um curso de hipnose conversacional para tornar o momento menos traumático. A Dra. Olívia destaca a importância de cuidar não apenas dos sintomas físicos, mas também dos aspectos emocionais e espirituais dos pacientes.
A Dra. Olivia nos mostra que a medicina do estilo de vida vai além do tratamento dos sintomas, abrangendo todos os aspectos da vida do paciente, incluindo relacionamentos, espiritualidade e gestão de toxinas.
A Dra. Olívia compartilha sua experiência ao se inscrever na primeira turma do MEVClinic, a formação em competências clínicas de medicina do estilo de vida. Ela destaca a importância de se adaptar às mudanças na prática médica, incluindo o uso das redes sociais para disseminar informações e se conectar com os pacientes. Ela menciona que, apesar das ressalvas iniciais em relação ao marketing e à exposição na internet, ela reconhece os aspectos positivos de compartilhar conhecimento e promover a saúde.
Ela destaca a importância de um relacionamento médico-paciente baseado na confiança mútua e na promoção da responsabilidade do paciente sobre sua própria saúde. Ela acredita que o médico deve ser um guia e um facilitador para que o paciente encontre seu caminho para a cura.


Dr. Luiz Carlos Junior | CRM: 39513-MG RQE N°: 26815
Psiquiatra PhD, Chefe de pesquisa e inovação do HC-UFU/ EBSERH, Cofundador da MevBrasil.

Olívia Capela Grimaldi Oliveira | CRM/SP: 120.092 e RQE: 47796
Médica patologista, especialista em citopatologia, mentora de punção aspirativa para médicos.


Para mais informações sobre a formação de competências clínicas em Medicina do Estilo de Vida, acesse: https://mevbrasil.com.br/mevclinic/

MEV na patologia | Como utilizar a Medicina do Estilo de Vida no relacionamento com os pacientes.

Título
MEV na patologia | Como utilizar a Medicina do Estilo de Vida no relacionamento com os pacientes.
Copyright
Lançado

flashback