O calor extremo no Brasil e os alertas para os próximos meses

Lançado:

O verão só começa oficialmente no dia 22 de dezembro, porém, as altas temperaturas da reta final do inverno já são dignas da estação mais quente do ano, e a previsão aponta para a possibilidade de quebra de recordes ao redor do país. Um chamado 'domo quente', uma área de alta pressão atmosférica de tamanho e intensidade colossais, levará a temperatura para acima dos 40º C em cerca de um terço do país.

Tanto calor, associado a baixos níveis de umidade do ar, traz riscos para a saúde, para agricultura e aumenta muito o risco de queimadas, principalmente no Cerrado e no Pantanal. Porém, Amazônia e Mata Atlântica também estão em perigo devido à combinação de seca e alta temperatura. A maioria das capitais e áreas agrícolas está dentro da zona quente.

Os termômetros vão marcar acima dos 30°C, com exceção de uma faixa do litoral do Sudeste e no Sul do Rio Grande do Sul. A onda de calor deve se estender até a próxima semana no Sudeste, mas seguirá estacionado em boa parte do país, que inclui o Centro-Oeste, Sul da Amazônia, a maior parte do Nordeste e partes de São Paulo e Minas Gerais, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe). Nessa área, o calor não tem fim à vista.

Ondas de calor extremo como essa foram previstas pela ciência por conta da combinação de fatores agravantes, como um ano de atuação poderosa do fenômeno El Niño, mudanças climáticas e calor significativo no Atlântico Sul. O fenômeno El Niño deve atingir seu auge por volta de dezembro, mas antes disso teremos novos extremos.

O Ao Ponto desta quarta-feira recebe a repórter do GLOBO, Ana Lucia Azevedo, para falar sobre a onda de calor intensa que chega para fechar o inverno deste ano e quais impactos as altas temperaturas podem ter na saúde e rotina dos brasileiros.

No episódio, Gilvan Sampaio, coordenador geral de Ciências da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), fala ainda sobre as mudanças no clima em outras regiões do mundo, como o calor extremo no Hemisfério Norte e a recente tragédia em Derna, na Líbia, onde uma tempestade, combinada com o rompimento de barragens, pode ter causado a morte de mais de 11 mil pessoas.

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Filipe Barini, sempre abordando acontecimentos relevantes da atualidade.

O calor extremo no Brasil e os alertas para os próximos meses

Título
O calor extremo no Brasil e os alertas para os próximos meses
Copyright
Lançado

flashback