Pandemia nas deficiências - Uma conversa com Alessandra Martins
Qual é a primeira imagem de uma mulher com deficiência que lhe vem à cabeça?
Não sei o que surgiu no seu pensamento, mas espero que não seja uma pessoa fragilizada. Te convidamos essa semana a cirandar com Alessandra Martins (Lelê), mulher preta, PCD (pessoa com deficiência) e favelada. Lá do Morro Santa Marta, do Rio de Janeiro.
A sociedade está desacostumada com as diferenças. Imagine então um governo que todo dia quer eliminar essa diversidade, que simplesmente desconsidera a crise sanitária que vivemos com a Covid-19.
Durante a pandemia, o cotidiano de pessoas que são limitadas, não por sua deficiência, mas pela ausência do Estado e pela falta de políticas públicas adequadas, somam-se a uma maior probabilidade de contágios.
Os corpos informam, e conviver com os incômodos, acolhê-los faz parte do processo anticapacitista e antirracista que Lelê vem ecoar neste episódio.
Produção e Apresentação: Joana Suarez e Raquel Baster. Edição de som: Júnior Niquini. *Esse episódio teve o apoio da Microbolsa Check Global, do Meedan, e da ONG Artigo 19, através da campanha #compartilheinformação #compartilhesaúde
Links relacionados:
Documentário “Santa Marta - Duas semanas no morro” de Eduardo Coutinho: https://www.youtube.com/watch?v=-fMPgm40ZpM
https://azmina.com.br/colunas/dia-nacional-de-luta-das-pessoas-com-deficiencia/
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160110_mulher_circo_africa_lab
https://www.instagram.com/coletivohelenkeller/
Atlas da violência 2018: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=33410&Itemid=432
Pandemia nas deficiências - Uma conversa com Alessandra Martins