JP Conecta - Síndrome de Burnout aumenta na pós-graduação

Sortie:

“O Burnout não é um diagnóstico psiquiátrico. É uma síndrome psicológica, que vai ocorrer em resposta a uma exposição crônica aos estressores do trabalho”, afirma o psiquiatra Daniel Augusto Mori Gagliotti, pesquisador do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, onde estuda saúde mental no ambiente de residência médica. “Isso pode levar a uma ampla gama de sintomas e à maior vulnerabilidade ao adoecimento psíquico.”
Ele explica que no contexto da pós-graduação (residência), os índices de burnout aumentam substancialmente a partir do quarto mês de curso, caem um pouco ao término do primeiro ano, e voltam a subir no 14º mês. “Há uma característica cíclica do burnout na pós-graduação”, destaca. “Os principais sintomas são fadiga crônica, distanciamento afetivo e sensação de falta de eficácia no trabalho.”
Gagliotti foi o convidado do primeiro JP Conecta – podcast promovido pelo Comitê Jovens Pesquisadores SBQ – sobre saúde mental. Serão quatro episódios até o final do ano, com o objetivo de trazer informações que ajudem estudantes, pesquisadores e professores a lidar com esse problema dentro das faculdades de química.
O professor Rodolfo Fiorot (UFF), co-responsável por boletins e podcasts do JP-SBQ estará se revezando na moderação desta série temática com a professora Juliana Thomas (UFRGS).

JP Conecta - Síndrome de Burnout aumenta na pós-graduação

Titre
JP Conecta - Síndrome de Burnout aumenta na pós-graduação
Copyright
Sortie

flashback