SBQast 120 – Uma vacina brasileira contra o vício em cocaína e crack

Lançado:

Uma vacina para tratar a dependência da cocaína e do crack em desenvolvimento pela UFMG ganhou destaque na mídia nacional e estrangeira no mês passado. O trabalho, coordenado pelo professor Frederico Garcia, da Faculdade de Medicina, e pelo professor Angelo de Fátima, do Departamento de Química, apresentou resultados promissores em testes com animais, e o próximo desafio é o teste com humanos.
O imunizante foi desenvolvido a partir de moléculas modificadas da própria droga. Nos animais, a vacina induziu o sistema imune a
produzir anticorpos que se ligaram à droga já presente na corrente sanguínea dos bichos. Essa ligação aumentou o tamanho das moléculas do entorpecente, impedindo a passagem delas pela barreira hematoencefálica - estrutura que regula o transporte de substâncias entre o sangue e o sistema nervoso central. Sem chegar ao cérebro, o animal não sentiu os efeitos da droga.
Neste episódio, o SBQast recebe três químicos que estão por trás dessa grande conquista. O Professor Angelo de Fátima (UFMG) e seus ex-alunos Prof. Leonardo da Silva Neto (Colégio Naval, RJ) e Profa. Angélica Faleiros (IFAM).













SBQast 120 – Uma vacina brasileira contra o vício em cocaína e crack

Título
SBQast 120 – Uma vacina brasileira contra o vício em cocaína e crack
Copyright
Lançado

flashback