Boletim Folha

Folha de S.Paulo

Ministério da Saúde amplia vacinação contra a dengue com doses próximas ao vencimento

STF reage a relatório divulgado nos EUA com decisões sigilosas de Moraes sobre o X. E governo proíbe cartão de crédito no pagamento de apostas esportivas.See omnystudio.com/listener for privacy information.


Mostra de Cinema Folha 100

Folha de S.Paulo

CIDADÃO KANE (1941), debate com Marina Person, Inácio Araújo e Bete Coelho

“Cidadão Kane” abriu nesta terça-feira (18) a Mostra de Cinema Folha 100, realizada pelo jornal em parceria com o Espaço Itaú. O público lotou a principal sala do cinema da rua Augusta, em São Paulo.
A exibição foi seguida de um debate com a atriz Bete Coelho, o crítico de cinema da Folha Inácio Araújo e Marina Person. A mediação foi de Sandro Macedo, editor do Guia Folha.


Bola de Chumbo

Folha de S.Paulo

Ucrânia: O Jogo da Morte

No episódio "O Jogo da Morte", os repórteres Alberto Nogueira e Bruno Rodrigues contam a história do time de padeiros da Kiev ocupada pelos nazistas que venceu o time da força aérea alemã. A equipe, chamada FC Start, era formada por ex-jogadores do Dínamo de Kiev e do Lokomotiv de Kiev, rivais da capital ucraniana, que trabalhavam em uma fábrica de pães. Cercada de lendas e mitos, a história da vitória do FC Start mexe até hoje com o orgulho dos ucranianos e está eternizada em homenagens na capital do país.


Do Lado Direito do Peito

Folha de S.Paulo

Educação vira palco de disputa ideológica entre direita e esquerda

A batalha ideológica pela educação é o tema do oitavo e último episódio de Do Lado Direito do Peito.
Com a ascensão da direita, métodos de ensino vistos como marxistas estão sendo questionados, levando a alguns exemplos de tensão e até de confronto. 
Os entrevistados são Dennys Xavier, professor da Universidade Federal de Uberlândia e coordenador dos cursos de pós-graduação do Instituto Mises Brasil; Giuliano Miotto, presidente do Instituto Liberdade e Justiça e criador da Turminha da Liberdade, de livros infantis de direita; e Ricardo Costa, fundador do Docentes Pela Liberdade, que reúne professores liberais e conservadores.
A apresentação e o roteiro estão a cargo de Fábio Zanini. A edição é de Thomé Granemann.
O podcast pode ser ouvido no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e outros aplicativos.


40 semanas

Folha de S.Paulo

O que aprendemos numa jornada de 40 Semanas do útero à luz

Uma gestação pode durar até 42 semanas, mas a conta feita para definir a data provável de parto tem como marco o dia em que a gravidez alcança 40 semanas.
Nesta série, que chega ao fim nesta segunda (26), os apresentadores fazem um balanço de todos os temas abordados no podcast.
A escolha do nome, as diferentes formas de gestar, infertilidade, aborto, perda gestacional, síndrome de Down e barriga de aluguel foram alguns dos temas levados ao ar.


Folha na Sala

Folha de S.Paulo

Escola pública, uma máquina de fazer democracia

“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública”. A frase do educador Anísio Teixeira, um dos personagens centrais na criação da escola pública brasileira, inspira o último episódio da sexta temporada do Folha na Sala.
O podcast mostra como a escola é uma peça-chave para o fortalecimento da democracia. Para isso, analisa três dimensões em que isso se aplica na prática: a da escola como um direito que deve chegar a todos; a da “democracia” como um tema do currículo; e as ações democráticas que acontecem dentro da escola e do sistema educacional. 
O episódio entrevista estudantes e especialistas, acompanha uma roda de conversa da Escola Aberta, em São Paulo, e também participa de um debate público na Etec de São Paulo, escola técnica do governo do estado administrada pelo Centro Paula Souza.See omnystudio.com/listener for privacy


Todas as Letras

Folha de S.Paulo

Por que contar histórias dos LGBTs? (com plateia)

A Folha promoveu, na última quinta-feira (3), uma gravação do podcast Todas as Letras com presença de plateia, no auditório do jornal, em São Paulo.
Apresentado pelo pelo jornalista Renan Sukevicius, o programa trata de temas ligados ao universo LGBT.
No evento, o jornalista Chico Felitti, autor do livro “Ricardo e Vânia”, participou de um painel com as autoras de “Eu, Travesti”, a jornalista Nana Queiroz e a ativista e youtuber Luísa Marilac.
Os escritores compartilharam com o público a experiência de escrever a história de pessoas LGBT que enfrentam preconceito e marginalidade.
***
O Todas as Letras é publicado a cada 15 dias e está disponível no site da Folha e em todas as plataformas que disponibilizam podcast, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Pocket Casts, Stitcher e TuneIn, entre outras. Renan Sukevicius está no Twitter como @Sukevicius_.See omnystudio.com/listener


Expresso Ilustrada

Folha de S.Paulo

'Tubarão Te Amo' e o retorno dos anos 2000

No começo dos anos 2000, a banda carioca Tchakabum lançou um dos maiores hits de festas brasileiras, "Onda Onda (Olha a Onda)". Mais de 20 anos depois, a canção está de volta —e graças a mais uma música acompanhada de uma dança de TikTok, “Tubarão Te Amo”, um dos maiores sucessos deste fim de ano. 
A música faz parte de um movimento que tem crescido nos últimos tempos: o de canções com samples de hits dos anos 2000 ou com artistas que foram febre na época.
O grupo Os Hawaianos, que despontou no Furacão 2000, é outro exemplo disso. A banda tem agitado festas juvenis com canções como “Vai Neymar, Brasil É Tois” e "Desenrola Bate Joga de Ladin", parceria com L7nnon.
A referência aos anos 2000 na música é um movimento que tem acontecido em vários gêneros. Nos Estados Unidos, por exemplo, artistas como Willow Smith e Olivia Rodrigo botaram de volta nas rádios uma estética emo. No Brasil, hits


Presidente da Semana

Folha de S.Paulo

[DICA] Podcast Autoritários fala de líderes que ameaçam a democracia e das conexões entre eles

Autoritários é um podcast narrativo da Folha que investiga líderes autoritários contemporâneos que ameaçam a democracia e as conexões entre eles. A repórter Ana Luiza Albuquerque viajou para seis países para ouvir as histórias das vítimas do autoritarismo e entender por que a democracia entrou em crise. Os episódios vão ao ar às quintas-feiras. Você pode ouvi-los nos principais tocadores de podcast e no site da Folha. O Autoritários tem apoio do Pulitzer Center on Crisis Reporting.See omnystudio.com/listener for privacy information.


Ilustríssima Conversa

Folha de S.Paulo

Carlos Fico: O que separa o discurso bolsonarista da propaganda da ditadura

Mesmo quem nasceu depois do fim da ditadura provavelmente tem na cabeça alguns dos slogans ou das canções criados pelo regime militar. "Este é um país que vai pra frente" e "Brasil: ame-o ou deixe-o" continuam ecoando quase 40 anos depois da redemocratização, o que indica que a propaganda teve êxito em seus objetivos.
Para Carlos Fico, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), isso se deve, sobretudo, à forma como a ditadura militar mobilizou um imaginário nacional muito arraigado: a visão otimista que concebia o Brasil como um país destinado à grandeza.
O historiador acaba de lançar uma nova edição de "Reinventando o Otimismo", livro que examina como a ditadura mobilizou os discursos otimistas sobre o Brasil para criar uma propaganda que parecia despolitizada.
Neste episódio, Fico afirma que as campanhas do regime encapsulavam a ideia, d